terça-feira, 27 de maio de 2008

TECOROCKER: exclusividade é a alma do negócio!

Na busca de novidades sobre moda na cidade de Pelotas, fui apresentado a um trabalho que me chamou bastante à atenção: aplicação de arte em camisetas através do processo de serigrafia. Após uma conversa por telefone e contatos pela Internet consegui uma entrevista com o artista que produz suas peças em um pequeno ateliê na cidade de Pelotas-RS. Suas estampas vêm conquistando amigos e clientes interessados em peças criativas, conceituais e principalmente, exclusivas.

André Barbachan é o criador da marca de camisetas TECOROCKER, originada pela mistura de seu apelido “Teco” com a sua paixão pelo “Rock’n roll”. Ele deposita toda criatividade gerada pela sua veia artística em um trabalho de encher os olhos.
Teco já trabalhou com publicidade, design e hoje em dia estuda artes visuais pelo fato de ser um apaixonado por gravuras. Além disso, ele é integrante de uma banda de rock chamada “Canastra Suja”.
A idéia de fazer camisetas surgiu no momento em que Teco percebeu que as roupas produzidas em série não representavam a sua própria personalidade, nem o satisfaziam como consumidor. O processo começou quando começou a usar camisetas pintadas à mão ou customizadas através do estêncil até chegar à serigrafia - e tudo para uso próprio. Depois disso foram surgindo admiradores do seu trabalho até que ele passou a comercializar as camisetas TECOROCKER, na sua maioria inspiradas em bandas, cinema e Pop Art.


Modoelo: Quentin Jerome Tarantino (croqui da esquerda). Modelo: Andy Warhol - clássico, idealizado por Teco. (croqui da direita)


Modelos: Audrey Hepburn (croqui)

Teco também fala de seus projetos e planos para a TECOROCKER, mencionando que pretende organizar camisetas de bandas Pelotenses de forma que a galera poça comprar camiseta de sua banda preferida, produzida com a arte dele. A idéia do projeto cobre todos os estilos começando pela sua banda de Rock’n Roll “Canastra Suja” até a banda com influências latina “Pimenta Buena”, portanto podemos ficar sossegados que a nossa banda preferida pode ser reproduzida como temática de camisetas.

Canastra Suja (croqui)



Teco: algumas pessoas já me perguntaram se eu iria misturar as bandas de estilos diferentes. Eu tenho amizades em todos os estilos e acho que tudo é arte e no momento que as coisas são arte não tem que diferenciar estilos.



Concordamos que a moda é um jeito de ser e que está dentro do contexto pessoal de cada um. Fazer parte de um grupo e naquele contexto seguir uma tendência é válido, desde que a sua personalidade não caia em desuso por conta dos padrões. O melhor nisso tudo é rompê-los e tentar executar a sua personalidade de forma única. André Barbachan é exemplo disso e provou que ser você mesmo pode ser a mais alta tendência de moda.



Sobre o futuro da marca Teco diz que, assim como ela nasceu sem nenhum propósito, deixará que o futuro de seu trabalho siga seu caminho natural.

por Jairo Corrêa

2 comentários:

Anônimo disse...

As camisetas do Teco são muito legais mesmo! Além de serem feitas sob encomenda passam por um processo artesanal bastante simples, porém trabalhoso. E as fontes de inspiração em Pop Art e música rende modelitos muito lindos!

alex. disse...

o teco é foda, as camisetas dele são do caralho! mas eu não concordo que tudo seja arte.